Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
CONVÍVIO DE VOLUNTÁRIOS/AS DO CAOJ DE LISBOA

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa promoveu no passado dia 1 de julho, um Convívio de Voluntários/as na sua sede, para conclusão do ano letivo.

Foram realizadas dinâmicas reveladoras da importância do voluntariado na vida dos/as nossos/as estudantes universitários/as, bem como um lanche convívio entre todos/as. No final foram entregues os certificados aos/às voluntários/as presentes.

O CAOJ de Lisboa agradece a todos/as os/as voluntários/as que colaboraram este ano nas suas práticas, foram sem dúvida uma mais valia nesta missão, que é de todos/as nós!

Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 1

Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 2Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 4Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 6Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 8Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 10Convívio de Voluntários-as do CAOJ de Lisboa 2019 - 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CERIMÓNIA VIH E SIDA 90-90-90

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) esteve representada através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa na Cerimónia do VIH e SIDA 90-90-90. Neste evento foram conhecidos os Números do VIH | Metas 90-90-90 pela Diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH e SIDA, Isabel Aldir.

Portugal está de Parabéns! Atingiu as três metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) quanto ao controlo da infeção VIH/SIDA.

As três metas definidas pelo programa da ONU para o VIH/SIDA (ONUSIDA) indicavam que até 2020 se devia atingir o objetivo de ter:
90% das pessoas infetadas por VIH diagnosticadas e que, dessas;
90% estivessem a fazer tratamento e, por sua vez;
90% delas apresentassem carga viral indetetável.

Portugal em 2017, já tinha atingido:
92% de pessoas com a infeção já diagnosticada;
90,2% de doentes diagnosticados em tratamento;
93% dos doentes em tratamento tinham o vírus suprimido.

Ao atingir a meta dos três noventas, Portugal integra um lote de países que alcançaram o mesmo feito composto por Dinamarca, Islândia, Suécia, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Para 2030, a ONUSIDA tem metas mais ambiciosas, que passam por elevar os três objetivos a 95%.

Cerimónia VIH e SIDA 90-90-90 2019 - 1Cerimónia VIH e SIDA 90-90-90 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerimónia VIH e SIDA 90-90-90 2019 - 3Cerimónia VIH e SIDA 90-90-90 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerimónia VIH e SIDA 90-90-90 2019 - 5Cerimónia VIH e SIDA 90-90-90 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerimónia VIH e SIDA 90-90-90 2019 - 7Cerimónia VIH e SIDA 90-90-90 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
II CONVENÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) esteve no passado dia 18 de junho no Centro de Congressos de Lisboa, representada através dos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa e de Setúbal, na II Convenção Nacional de Saúde, onde faz parte do Conselho Superior.

A Convenção Nacional de Saúde juntou as principais instituições da área da saúde que se uniram na defesa de uma "Agenda da Saúde para o Cidadão". Debateram-se temas como a centralidade do cidadão e do doente no sistema de saúde, o estatuto do cuidador informal, a igualdade de acesso a cuidados de saúde, a prevenção, a literacia em saúde, o impacto da doença na economia, entre outros.

Os resultados dos trabalhos desta Convenção serão incluídos na "Agenda da Saúde para a Década", documento consensualizado no encontro do ano passado e que reúne as principais conclusões e propostas, apontando caminhos para o futuro sustentável da Saúde em Portugal.

Esta iniciativa envolveu cidadãos e todos os parceiros de saúde: profissionais de saúde, parceiros públicos, privados e setor social, associações de doentes, responsáveis políticos, imprensa, centros de investigação e universidades.

II Convenção Nacional de Saúde 2019 - 1

II Convenção Nacional de Saúde 2019 - 2II Convenção Nacional de Saúde 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

II Convenção Nacional de Saúde 2019 - 4

 
PROJETO "EM BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA"

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra, deu continuidade à parceria estabelecida com o Estabelecimento Prisional de Coimbra (E.P.C.), desenvolvendo o projeto “Em busca da qualidade de vida” que tem como objetivo potenciar o interesse por estilos de vida saudáveis, que passam desde a alimentação, exercício físico, a saúde mental e a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e não à discriminação.

Este projeto decorreu entre os dias 21 a 31 de maio e nele participaram 9 reclusos.

Este projeto constou de duas partes. Na primeira decorreu a reflexão sobre as temáticas, onde também se elaboraram frases com mensagens alusivas ao tema. Na segunda, foram construídos símbolos alusivos à primavera, em dobragem de papel (sol e borboletas). Estes símbolos pretendem transmitir uma mensagem de renovação, renascimento para uma nova vida, com alegria, muita cor e principalmente com “qualidade”.

Todos os trabalhos realizados tiveram, como objetivo final, contribuir para a decoração da Janela Temática e da sala de visitas do E.P.C., de modo a que estas mensagens possam chegar a todos e a todas aqueles/as que os visitam.

Projeto Em Busca da Qualidade de Vida 2019

 
PROJETO "CRESCER A SABER"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através da parceria com a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro realizou o Projeto "Crescer a Saber" durante o ano letivo 2018/2019, tendo início no dia 29 de outubro de 2018 e o seu término a 18 de junho de 2019.

Este projeto de competências pessoais e sociais pretendeu dotar e sensibilizar as crianças do primeiro ciclo do ensino básico de conhecimentos e instrumentos de modo a criarem competências para saber gerir/lidar com situações de risco, mais especificamente: fomentar as capacidades cognitivas, afetivas, relacionais e comportamentais ao nível da vivência individual e da atitude perante a comunidade através de atividades lúdico-pedagógicas. Para além de criar um espaço de partilha de experiências e troca de conhecimentos, os vários momentos de formação permitiu desenvolver nas crianças a capacidade de se exprimirem revelando pensamentos, sentimentos e ações que se querem que sejam adequadas nos diferentes contextos.

Esta iniciativa contou com todas as turmas de 3º ano, fazendo um total de 24 crianças e 48 sessões.

Um agradecimento especial ao estabelecimento de ensino e toda a sua comunidade educativa, pois é através de um trabalho conjunto que conseguimos resultados mais positivos.

Projeto Crescer a Saber 2019 - 1Projeto Crescer a Saber 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Crescer a Saber 2019 - 3Projeto Crescer a Saber 2019 - 4

 

 

 

 

 

 
1ªS JORNADAS DA TROFA

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto marcou presença, no dia 5 de junho de 2019, nas "1ªs Jornadas da Trofa - Saúde e Comunidade: Caminhos para a Inclusão".

Foi um espaço de partilha de informações, experiências e debate de ideias relativamente a temas relevantes para a comunidade, nomeadamente adições, dependências físicas e psicológicas, bem como apresentação de projetos, do livro "Viragem" e momentos musicais.

Perante painéis de elevado nível de conhecimento e relevância nacional e internacional, o público presente assistiu com muito interesse e participou ativamente com questões e partilhas pessoais.

1ªs Jornadas da Trofa - Saúde e Comunidade - Caminhos para a Inclusão 2019 - 1

1ªs Jornadas da Trofa - Saúde e Comunidade - Caminhos para a Inclusão 2019 - 2

 
PROJETO "COMPORTAMENTO SEGURO E INFORMADO"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através da parceria com a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco realizou o Projeto "Comportamento Seguro e Informado" durante o ano letivo 2018/2019, tendo início no dia 31 de outubro de 2018 e o seu término a 5 de junho de 2019.

Este projeto de competências pessoais e sociais pretendeu proporcionar através da (in)formação a melhoria e o desenvolvimento de competências com vista à promoção de estilos de vida saudáveis e adoção de comportamentos seguros e responsáveis. Neste sentido, foi possível criar um espaço onde os/as alunos/as descobrissem as suas necessidades formativas e de desenvolvimento pessoal em temáticas como a comunicação, gestão de conflitos, resolução de problemas, relacionamento interpessoal, entre outras.

Para que este projeto fosse bem conseguido contamos com a presença de diversas entidades parceiras que se disponibilizaram para ações formativas e de sensibilização. Desta forma, um agradecimento especial para:
- Joana Martins e Cássia Gouveia - UMAR Madeira;
- Formador Paulo Spínola;
- Dr.ª Alícia Freitas - Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira, IASAUDE, IP-RAM;
- Dr.ª Regina Alves - Direção Regional de Juventude e Desporto;
- Emmanuel Ornelas - rede ex aequo;
- Enf.ª Luísa Mendes;
- Dr.ª Petra Branco;
- Dr.ª Carolina Dionísio - Polo de Emprego Zarco;
- Gil Rodrigues - Alternativa, Loja do Condutor.

Esta iniciativa decorreu junto da turma 8º 8 que contou com 14 alunos/as e 24 sessões.

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 1

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 2

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 3Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 5Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 7Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 9Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
"CAFÉ PARA PAIS" NO PORTO

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), a convite do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta, organizou um “Café para Pais” sobre o tema “A Importância da Abordagem da Educação Sexual nas Escolas”, que teve lugar na Biblioteca Luísa Dacosta - Escola Básica Francisco Torrinha, no passado dia 29 de maio, entre as 18h30 e as 20h30.

Este foi um espaço de reflexão partilhada, entre os/as intervenientes do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) da FPCCSIDA através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto e alguns pais e/ou encarregados de Educação.

Esta encontro teve como principais objetivos desmistificar o tema da abordagem da Educação Sexual nas Escolas; reforçar a ideia de que jovens informados/as adquirem ferramentas para, no futuro, tomar decisões mais conscientes e responsáveis; consciencializar os pais de que a prevenção é o melhor caminho na Educação Sexual de jovens adolescentes e criar um espaço de diálogo informal entre os pais e os intervenientes do PNEP de entre professores/as, psicólogos/as e pais/encarregados de educação.

Nesta iniciativa tivemos o enorme privilégio de poder contar com a brilhante participação de: Prof. Doutora Ana Meireles (Licenciada e Doutorada em Psicologia, exerce funções de coordenação e docência na Universidade Lusíada); Dra. Ana Sofia Sá Pereira (Advogada, Mestre em Direito, Vogal do Conselho Geral (2014-2016), Presidente do Instituto dos Jovens Advogados da Ordem (2010-2013) e membro da Comissão de Direitos Humanos da ordem (2008-2014) e Dra. Inês de Castro (Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, voluntária no PNEP), parceiras da FPCCSIDA.

Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - Convite

Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - 1

Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - 2Café Para Pais Garcia de Orta 2019 - 3

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 190