Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Prevenção e Proteção no Novo Coronavírus Covid-19

Assista ao vídeo... AQUI!

 
MARÇO - MÊS INTERNACIONAL DA MULHER

Março - Mês Internacional da Mulher 2020 - 1

Março - Mês Internacional da Mulher 2020 - 2

Março - Mês Internacional da Mulher 2020 - 3

Março - Mês Internacional da Mulher 2020 - 4

 
PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA NO NAMORO

No dia 14 de fevereiro, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, em articulação com a Coordenadora do PES do agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, dinamizou uma Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro, na E. B. Irene Lisboa, para alunos/as do ensino básico do 8º e 9º ano.

Esta palestra teve como principal objetivo a consciencialização dos/as jovens para a ocorrência de alguns comportamentos abusivos nas relações interpessoais, bem como sensibilizar e educar para a igualdade, sendo a base de uma sociedade justa e igualitária. Cada vez mais as escolas têm um papel preponderante nestes temas, pois funcionam como um palco privilegiado de atuação.

Durante a semana, previamente combinado, os/as professores/as da área e os/as alunos/as construíram dois estendais, alusivos ao “O Amor é…” e “O Amor não é…”, onde no fim da palestra de sensibilização, da participação e comunicação da Coordenadora dos PES e da realização de uma atividade prática sobre “uma boa relação”, que a voluntária e a estagiária da Fundação, prepararam para os/as alunos/as, onde cada um/a recebeu dois corações. Num dos corações escreveram uma frase ou palavra, sobre “O Amor é…”, e no outro coração, escreveram “O Amor não é…”. Deste modo mais prático e com a reflexão das intervenções anteriores, consideramos que os/as alunos/as conseguiram interiorizar a mensagem e completaram os estendais que tinham construído.

Os/As alunos/as mostraram-se muito interessados/as pelo tema e pela dinâmica da sensibilização, tendo participado ativamente e com sentido de responsabilidade, bem como colocaram questões e partilharam experiências.

Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 1Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 3Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 5Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 7Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 9Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 11Palestra de Sensibilização sobre a Violência no Namoro 2020 - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO PRESERVATIVO

O Dia Internacional do Preservativo celebra-se desde 2008, por iniciativa da AIDS Health Care Foundation, no dia 13 de fevereiro, com o objetivo de lembrar a importância do preservativo enquanto medida de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e de gravidezes não desejadas.

Neste dia e a convite do Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, com o contributo de algumas voluntárias das Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI) e estagiária da Fundação, dinamizou durante a manhã, quatro sessões de sensibilização para várias turmas do Ensino Secundário da Escola Secundária Carolina Michaelis, com o objetivo preconizado anteriormente, especialmente aqui dirigido à população estudantil e jovem.

A implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento em 2019/2020, tendo por base as ideias-chave da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), com interesse crescente no campo das decisões políticas, educativas e da comunidade científica, veio confrontar a escola com múltiplas questões cuja resposta deve traduzir a visão preconizada no Perfil dos Alunos, à saída da escolaridade obrigatória. A Cidadania não se aprende por processos retóricos e ensino transmissivo, mas por processos vivenciais que sustentem a cultura escolar, assente numa lógica de participação e corresponsabilização entre todos os intervenientes da comunidade educativa (docentes, estudantes, famílias, ONG, especialistas, etc.), bem como capitalizar as experiências e os projetos da escola, nomeadamente com parceiros locais privilegiados (Autarquias, ONG, Instituições de Ensino Superior, etc.), bem como dar autonomia a práticas pedagógicas mais participativas, criativas e dinâmicas.

Com este enquadramento, e verificando-se que a Saúde e a Sexualidade, estão incluídas em grupos dos diferentes domínios da Educação para a Cidadania, bem como as ideias preconizadas pelo Conselho da Europa, de serem implementadas cada vez mais, dinâmicas de trabalho numa abordagem em Whole School Approach e em parceria com stakeholders, reconhece-se cada vez mais, a relevância destas intervenções e sessões, e o papel primordial que a FPCCSIDA poderá cada vez mais desempenhar nestes domínios. Particularmente nestas sessões específicas, salienta-se o comportamento exemplar destes/as alunos/as, bem como o feedback positivo na pertinência da ação.

Sessões de Sensibilização do Dia Internacional do Preservativo 2020 - 1

Sessões de Sensibilização do Dia Internacional do Preservativo 2020 - 2Sessões de Sensibilização do Dia Internacional do Preservativo 2020 - 3

 
PALESTRA SOBRE O VIH/SIDA

O Núcleo do Minho da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), realizou no passado dia 17 de fevereiro uma palestra sobre o "VIH/SIDA", para os/as alunos/as do 12º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária À Beira Douro, em Medas, Gondomar.

O feedback dos/as alunos/as foi positivo, manifestando que gostaram muito da forma como o tema foi abordado, conseguindo sem dúvida, despertar-lhes a atenção para este problema, sentindo-se alertados/as para as formas de transmissão do VIH, para a problemática da SIDA e comportamentos de risco, sentindo-se mais seguros/as na tomada de decisões que influenciam as suas condições de vida, neste contexto.

A FPCCSIDA agradece o convite efetuado pela Dr.ª Conceição Neves e pela Dr.ª Isabel Santos, que desta forma tornaram esta interação possível, contribuindo assim largamente para um maior esclarecimento e consequente minorização de possíveis comportamentos de risco destes/as jovens.

Palestra VIH-SIDA 2020 - 1Palestra VIH-SIDA 2020 - 2

 

 

 

 

 

 

Palestra VIH-SIDA 2020 - 3Palestra VIH-SIDA 2020 - 4

 

 

 

 

 

 

 
PALESTRA SOBRE "VIOLÊNCIA NO NAMORO"

No dia 14 de fevereiro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através da valência Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, realizou uma palestra sobre "Violência no Namoro", na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, a 120 alunos/as do 12º ano de escolaridade.

Para além da partilha de dados estatísticos, vídeos e testemunhos, foi ainda dinamizado um sketch do Teatro Universitário de Intervenção (TUI) sobre o tema.

Foi um importante espaço de reflexão e debate, num dia dedicado ao amor e aos afetos. No final, os/as alunos/as deixaram o seu contributo pessoal numa árvore colocada no átrio da escola com palavras e frases de reflexão visível a todos os elementos da comunidade educativa.

Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 1Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 3Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 5Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 7Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra sobre Violência no Namoro 2020 - 9

 
NAMORAR É...

No passado dia 11 de fevereiro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da Beira Alta, da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), no âmbito da disciplina de Cidadania, dinamizou nas turmas do 8º ano da Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, a atividade "Namorar é...".

Refletir sobre a importância de cultivar relações saudáveis com os outros, reconhecendo a importância dos afectos no desenvolvimento individual.

Os/As alunos/as foram desafiados a criar uma mensagem (texto/imagem) para partilhar com a escola, assinalando o dia 14 de fevereiro - Dia dos Namorados.

Namorar é 2020

 
DIA INTERNACIONAL DO PRESERVATIVO NA E.B. MANOEL DE OLIVEIRA

Comemorando o Dia Internacional do Preservativo, 13 de fevereiro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, desenvolveu atividades relacionadas com as infeções sexualmente transmissíveis (IST), VIH/SIDA e comportamentos de risco na Escola Básica Manoel de Oliveira, no Porto, a alunos/as do 9º ano de escolaridade.

Com notórias dúvidas e mitos relacionados com os temas abordados, foi de extrema importância esta intervenção, sobretudo na sensibilização para o uso do preservativo, vivendo sem risco a sexualidade.

Dia Internacional do Preservativo na E.B. Manoel de Oliveira 2020 - 1Dia Internacional do Preservativo na E.B. Manoel de Oliveira 2020 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo na E.B. Manoel de Oliveira 2020 - 3Dia Internacional do Preservativo na E.B. Manoel de Oliveira 2020 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo na E.B. Manoel de Oliveira 2020 - 5

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 212